SÃO PEDRO E SÃO PAULO: EXEMPLOS DE FÉ E MISSÃO NA IGREJA

"Pedro, que foi o primeiro a confessar a fé, Paulo, o mestre insigne que a interpretou e defendeu." — Santo Agostinho

Notícias da Diocese

29.06.2024 - 06:41:00 | 3 minutos de leitura

SÃO PEDRO E SÃO PAULO: EXEMPLOS DE FÉ E MISSÃO NA IGREJA

Queridos amigos e amigas!

 

Celebramos com São Pedro e São Paulo a festa da Igreja, a festa de todo o Povo de Deus, Igreja em saída, Igreja missionária. Pedro, de pescador do Mar da Galiléia, Pedro espontâneo, Pedro inconstante, Pedro corajoso, Pedro testado na dura e na mansidão, Pedro, apesar de tudo, Pedro fiel.

 

“Tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”, professado por três vezes foi a condição para apascentar as ovelhas e os cordeiros de Deus. Somada esta confissão a outra que diz: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”, Jesus declara que o dito de Pedro “não foi um ser humano que o revelou, mas o Pai que está no céu” e, por isso, Jesus também o confirma no santo serviço: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la”.

 

Mais, Jesus ainda entrega a Pedro as chaves do Reino dos céus, com o poder de ligar tudo na terra, para ligar também tudo no céu, bem como, tudo o que for desligado na terra será desligado nos céus. A única exigência de Jesus a Pedro foi pedir a capacidade de amar. Do amor seguem todas as prerrogativas da fidelidade ao ensinamento de Jesus e seu reinado. Amor e serviço. Amor e doação. Amor e perdão. Amor e consumação da vida pelos outros: os pobres e os tristes, os abatidos e os fora das oportunidades mínimas de vida digna.

 

Querido Pedro, querido Francisco. Amado Pedro, amado Francisco. Obrigado Pedro, obrigado Francisco. Pedro, sinal da unidade e da comunhão. Não pode haver divisões na Igreja e pastoral de Pedro nem na Igreja e pastoral de Francisco. Obrigado Deus pelo Querido pai, o Papa Francisco, por sua sensibilidade. Sua caridade. Seu testemunho de humildade. Avante Francisco! Os pobres, os indígenas, os assentados, as mulheres, os jovens, as crianças, os velhinhos, os sem teto, os sem terra, os sem trabalho, os desabrigados do Rio Grande do Sul com o rosto da solidariedade, as minorias, estamos contigo. A ecologia integral agradece teu grito ao mundo por um cuidado mais responsável com a Casa Comum.

 

Foi em meio a este ambiente novo de evangelização que o Evangelho de Jesus se espalha pelo mundo. Em meio a tudo isso, a vivência de Pedro não ficou no interior de quatro paredes. Antes foi vivida e celebrada a fé em Jesus Cristo pelas casas em ambientes sóbrios. Não permaneceu no limite ad intra, antes, Paulo assumiu a causa, ad extra, mesmo que fora do tempo, por ter se convertido após a ressurreição de Jesus. O apóstolo das nações não vive mais para si, “mas é Cristo que vive em mim”, afirma Paulo. “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”.

 

O Papa Francisco, no hoje do nosso tempo, assume e retrata intensamente o apostolado da comunhão e o apostolado da missão. As duas dimensões presentes sintetizam, o Cristo da fé no Jesus histórico. Ó Deus, que hoje nos concedeis a santa alegria de festejar os apóstolos São Pedro e São Paulo, dai à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes apóstolos que nos deram as primícias da fé. Os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje por toda a terra, a mesma veneração.

 

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

 

 

 

Fonte + Dom Neri José Tondello - Diocese de Juína
Imagem Divulgação
Mais em Notícias da Diocese
 
 
Copyright © 2025 - Diocese de Juína.
Todos os direitos reservados, navegando no site você está de acordo com os termos de uso e a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.