CELEBRA O MÊS DE SÃO JOSÉ: DEVOÇÃO E REFLEXÃO

Na tradição da Igreja, cada mês do ano é dedicado a uma devoção especial, e ao adentrarmos o mês de março, voltamos nossos olhos e corações para São José, o casto esposo da Virgem Maria e patrono da Igreja.

Notícias da Diocese

02.03.2024 - 07:10:00 | 3 minutos de leitura

CELEBRA O MÊS DE SÃO JOSÉ: DEVOÇÃO E REFLEXÃO

São José é reverenciado como o "santo do silêncio", pois, embora não tenha proferido uma única palavra registrada, suas obras, fé e amor deixaram um impacto significativo na vida de Jesus e em seu santo matrimônio com Maria.

Santa Teresa d’Ávila, uma das grandes propagadoras da devoção a São José, atribuiu a intercessão do santo à sua cura de uma doença considerada incurável, que a deixara quase paralisada. A santa carmelita afirmava que, ao longo de 40 anos, anualmente, na festa de São José, pedia graças e favores especiais, nunca sendo desamparada. Encorajava os fiéis a experimentarem a poderosa intercessão desse grande santo.

O Papa Francisco, por sua vez, também dedicou reflexões importantes a São José. Através de um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, introduziu uma modificação nas orações da missa, incluindo menções a São José nas Orações Eucarísticas II, III e IV, após o nome da Virgem Maria.

Em dezembro de 2017, durante uma homilia, o Papa destacou que São José era a sombra do Pai, do próprio Deus. Ressaltou que Jesus aprendeu com José a chamar seu Pai de "papá" e "pai", reconhecendo-o como Deus. São José, homem que preserva, faz crescer, e leva adiante qualquer paternidade e mistério, tornou-se um exemplo fundamental na vida de Jesus.

Além disso, o Papa Francisco convocou um Ano de São José, de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021, para celebrar os 150 anos do decreto “Quemadmodum Deus (é um decreto da Congregação para os Ritos de 8 de dezembro de 1870, confirmando a decisão do Papa Pio IX de proclamar José de Nazaré como Patrono da Igreja. José, como chefe da Sagrada Família, foi encarregado de cuidar dos tesouros mais preciosos de Deus.) O beato Pio IX declarou São José como patrono da Igreja. Na carta apostólica "Patris corde", Francisco exortou os fiéis a seguirem o exemplo de São José, encontrando nele um intercessor, amparo e guia nos momentos difíceis, fortalecendo diariamente suas vidas de fé em sintonia com a vontade de Deus.

Assim, a Diocese de Juína inicia este mês, marcado por São José, com alegria e reflexão, buscando inspiração na vida desse grande santo e patrono da Igreja. Que sua intercessão continue a guiar e fortalecer a fé da comunidade.

"Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-nos, São José!"

Informações: 


Vatican Media - Documentos 

Edições CNBB - Carta Apostólica Patris Corde - Documentos Pontifícios - 45



Fonte Renan Dantas - Diocese de Juína
Imagem Divulgação
Mais em Notícias da Diocese
 
 
Copyright © 2025 - Diocese de Juína.
Todos os direitos reservados, navegando no site você está de acordo com os termos de uso e a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.